Princípios do Treinamento

As planilhas de treinamentos ou orientações nos pontos de apoio são muito comuns e bastante eficientes para ajudar um aluno a atingir seu objetivo – seja ele qual for.

Porém, qual é o critério que os treinadores seguem para preparar aquela rotina de exercícios para seus alunos ?

Os princípios de treinamento são a resposta.

Eles funcionam como pilares fundamentais para se planejar corretamente um programa de treinamento.

principio

Veja como funciona cada um deles:

 

Individualidade biológica

Cada indivíduo possui características genéticas particulares, o que faz com que um corredor tenha mais aptidão para provas longas, outro para corridas mais curtas, por exemplo.

Vascularização, proporção dos tipos de fibras musculares (lentas, rápidas ou intermediárias), entre outras peculiaridades variam entre as pessoas.

O bom treinador, sem a necessidade de métodos muito tecnológicos, consegue identificar a aptidão de cada atleta e direcionar os treinos de maneira mais específica ou se aproveita dessa aptidão para planejar o treinamento na mesma direção.

O ponto fraco do atleta, assim, também pode ser trabalhado.

 

Adaptação

Esse é mais que um princípio de treino, já que vale para a vida.

O ser humano é capaz de se adaptar a diversas situações.

Nos treinamentos, isso vale, por exemplo, quando um sedentário começa a praticar esportes e, nos primeiros dias, sente dores.

Porém, depois de acostumado àqueles estímulos, deixa de sofrer com esses incômodos.

 

Especificidade

Os objetivos de cada aluno são diferentes.

Logo, seus treinos precisam ser focados em trabalhar o corredor para que essa meta seja alcançada.

Existem muitas semelhanças em alguns treinos com objetivos diferentes, porém o enfoque faz diferença.

Se o atleta está treinando para uma prova longa, precisa dos tiros, mas os treinos longos são os mais importantes …

 

Sobrecarga

Para aprimorar as capacidades é necessário mostrar ao organismo que existem estímulos além daqueles que, atualmente, está habituado.

Dessa forma, quando queremos melhorar o rendimento, devemos experimentar velocidades ou distâncias maiores que as de costume para que o nosso corpo se adapte e adquira mais condicionamento.

 

Manutenção

Para a manutenção do condicionamento, o corpo não necessita repetir sempre o mesmo nível de esforço.

Treinos com intensidades menores auxiliam na manutenção do condicionamento já adquirido.

Treinar leve proporciona recuperação, que também é fundamental para o bom preparo físico.

 

Variabilidade

Também conhecido como “Princípio da Generalidade”, tem como conceito o trabalho de vários estímulos para o corpo.

Com esse desenvolvimento global, a pessoa melhora em todos os aspectos.

Além disso, a rotina de exercícios não fica estagnada.

 

Continuidade e reversibilidade

É uma chave importante para a evolução é a continuidade nos treinamentos.

Além da sobrecarga e da manutenção, o corpo precisa receber estímulos constantes para gerar adaptações.

Ou seja, pausas frequentes interrompem muitos processos fisiológicos de adaptação às novas exigências físicas e podem provocar uma reversão ao condicionamento antigo.

 

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