Líquido nas Refeições

Ao contrário do que se diz, a ingestão pura e simples de água durante a refeição não engorda, mas pode atrapalhar seu emagrecimento.

Isto porque, quando tomada durante as refeições ocorre a dilatação do estômago, pois este é um órgão elástico que se dilata conforme a quantidade de líquidos e alimentos que ingerimos e com o tempo, será necessária uma quantidade cada vez maior de alimentos para se sentir saciado.

A água durante as refeições não interfere no processo digestivo, apenas altera o ph gástrico e torna a digestão mais longa.

Já a ingestão de bebidas gasosas durante a refeição, dilui o suco gástrico, não permitindo uma boa digestão, sendo assim um fator causador de azia.

Se numa refeição você se sentir saciado ingerindo só alimentos, "Parabéns", pois na próxima, só precisará da mesma quantidade de alimentos para ter a sensação de estômago cheio.

Mas, se além de alimento, você ingerir também refrigerante, na próxima refeição para se sentir saciado, deverá ingerir mais comida ainda, pois a sensação de vazio no estômago será maior e consequentemente isto o fará engordar.

Segundo o endocrinologista Gilson José de Oliveira, muitas pessoas acham que tem barriga, mas na verdade, através do erro alimentar, de associar alimentos ricos em calorias e líquidos, acabam com o estômago dilatado. Para ele, a água pode umedecer o bolo alimentar, facilitando assim a digestão. No entanto, não recomenda tomar líquidos durante a refeição, pois dilata o estômago e causa a famosa "barriguinha".

O ideal é que se beba água e sucos naturais 30 minutos antes e 1 hora após as refeições e nos intervalos delas, pois causará uma sensação de estômago cheio, com menos alimento, ajudando assim no emagrecimento.

Fonte : texto escrito pela nutricionista Camila Morreira Ferro

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