Exercícios Físicos e Colesterol

É comum ouvir falar do colesterol como algo que faz mal ao coração, mas nada é tão simples assim.

O colesterol é uma substância necessária para o organismo.

Sem ele, as células não formariam a membrana que as envolve, e não teriam como receber alimentos e oxigênio.

No entanto, o desequilíbrio dessa gordura pode causar doenças do sistema circulatório, como a arterosclerose, que é quando as artérias ficam mais grossas e rígidas, aumentando o risco de infartos e acidentes vasculares cerebrais.

A alimentação é uma parte importante do controle do colesterol, mas não é tudo.

Ela é a origem de 30% do colesterol que temos, e os outros 70% são produzidos pelo próprio corpo.

colesterol

A dieta é capaz de reduzir os níveis de colesterol em 15%, mas, dependendo das características genéticas, uma pessoa que não come gorduras pode ter colesterol alto.

Existem dois tipos de colesterol em nosso corpo – o LDL e o HDL.

O LDL ficou popularmente conhecido como colesterol “ruim” porque, em excesso, é ele que pode causar doenças e entupir as artérias.

No entanto, ele é essencial, pois leva a gordura para que os tecidos funcionem adequadamente.

Já o HDL, conhecido como colesterol “bom”, retira o excesso de colesterol dos tecidos, inclusive das artérias, impedindo o seu depósito e diminuindo a formação das placas de gordura.

Os dois são, portanto, essenciais para o corpo, e o ideal é manter a faixa dentro do recomendado pelos médicos – nem menos, nem mais.

O LDL e o HDL do sangue vão para o fígado, seguem secretados da bile, de onde vão para o intestino e saem nas fezes.

Pessoas sem histórico de colesterol alto na família devem medir suas taxas a cada cinco anos.

Quando algum parente já teve doenças cardíacas, o ideal é medir de dois em dois anos.

Se os níveis estiverem alterados, o acompanhamento deve ser feito anualmente.

Além da alimentação, uma boa forma de manter os níveis de colesterol dentro da faixa desejada é praticar exercícios físicos regularmente.

Para os casos mais graves, existem remédios que funcionam em longo prazo e reduzem as taxas em até 50%.

Eles são recomendados principalmente para quem tem taxa de LDL muito alta ou para quem tem outros fatores de risco, como hipertensão, diabetes, problemas cardíacos e fumantes.

Tomar remédios para colesterol dá um pouco mais de liberdade de escolha da dieta, mas não é um passaporte para o paciente comer o que quiser.

O tratamento apenas controla a taxa e não apresenta uma cura, logo deve ser seguido pelo resto da vida.

Veja uma lista de alimentos que aumentam ou reduzem o colesterol, segundo dados do Ministério da Saúde:

Alimentos ricos em colesterol

– Bacon
– Chantilly
– Ovas de peixes
– Biscoitos amanteigados
– Doces cremosos
– Pele de aves
– Camarão
– Queijos amarelos
– Carnes vermelhas “gordas”
– Gema de ovo
– Sorvetes cremosos
– Creme de leite
– Lagosta

Alimentos que ajudam a reduzir o colesterol

– Salsão
– Couve-de-bruxelas
– Bagaço da laranja
– Ameixa preta
– Couve-flor
– Mamão
– Amora
– Damasco
– Mandioca
– Azeite de oliva
– Ervilha
– Pão integral
– Aveia
– Farelo de aveia
– Pera
– Cenoura
– Farelo de trigo
– Pêssego
– Cereais integrais
– Feijão
– Quiabo
– Cevada
– Figo
– Verduras

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