Efeitos Positivos de uma Alimentação Saudável

Praticar regularmente atividade física como caminhadas ou corridas contribui para melhorar a qualidade de vida.

Esse hábito traz benefícios ainda maiores se, paralelamente, for adotada uma dieta saudável e equilibrada, incluindo alimentos que forneçam as quantidades adequadas de nutrientes exigidos pelo organismo.

Em linhas gerais, os alimentos são divididos em três grupos: energéticos, construtores e reguladores.

Os energéticos são os responsáveis pelo fornecimento de energia de energia para o desempenho das atividades diárias. Pão, batata, arroz, macarrão e açúcar são alguns exemplos de fonte de carboidratos, enquanto as gorduras podem ser encontradas no azeite de oliva, nos óleos de soja, na linhaça, nas margarinas cremosas, nas castanhas, no abacate, etc.

O excesso de consumo pode levar as ganho de peso e aumento da gordura abdominal.

Os construtores fornecem proteínas, que podem ser encontradas em alimentos de origem animal, (carne, frango, peixe, ovos, leite e derivados). São responsáveis pela construção das células e tecidos, atuando no crescimento, desenvolvimento, renovação e recuperação do organismo.

Reguladores, encontrados em frutas, verduras e legumes, fornecem vitaminas, minerais e fibras, que atuam no controle das funções do organismo, agindo como mediadores de reações químicas e no funcionamento adequado de órgãos como o intestino.

Para uma refeição completa, é necessário consumir alimentos que sejam fontes de proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, sais minerais e fibras.

Procure combinar uma representante de cada grupo de alimentos em uma mesma refeição.

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