Diferentes Tipos de Açúcares

Açúcar, difícil quem consiga viver completamente sem.

Conheça os vários tipos de açúcares disponíveis no mercado e suas diferenças:

açucares

Açúcar Refinado:

É o mais conhecido entre os açúcares. É obtido a partir da cana de açúcar. Sofre adição de aditivos químicos durante o processo de refinamento para gerar um produto de cor branca. Nesse processo, muitas vitaminas e sais minerais são perdidos.

Açúcar Mascavo:

Também é obtido da cana de açúcar, porém como não passa pelo processo de refinamento, apresenta coloração mais escura, sabor mais encorpado e mantém teor elevado de nutrientes, tais como o cálcio, o ferro e os sais minerais.

Açúcar Cristal:

Muito utilizado na culinária. É formado por cristais grandes e transparentes. O caldo de cana passa por processos de purificação, evaporação, cristalização, centrifugação e, por último, pela secagem. Passa por leve processo de refinamento, mas mesmo assim, 90% das vitaminas são retiradas.

Açúcar Orgânico:

Este açúcar é obtido a partir da cana de açúcar cultivada sem fertilizantes químicos. O processo de produção é feito pensando-se na sustentabilidade do meio ambiente, desde o plantio até a etapa final. Suas características nutricionais se assemelham com as do açúcar mascavo (maior quantidade de vitaminas e minerais em relação ao açúcar refinado).

Açúcar light/fit/magro:

É obtido a partir da combinação do açúcar refinado e de um adoçante artificial, geralmente a sucralose ou sacarina sódica. Esta associação aumenta o poder de dulçor do produto, com consequente diminuição das calorias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.