Dicas antes de correr uma PROVA

Participar de uma prova de corrida não é uma tarefa muito fácil.

Para obter êxito na prova é necessário pelo menos algumas semanas de treinamento e, além disso, o esportista deve ficar atento a dicas básicas para aprimorar seu desempenho.

Com esse intuito reuni aqui as dúvidas mais freqüentes para que possam ficar atentos :

Dias antes da prova

Beba bastante líquido. Manter-se hidratado é extremamente importante, principalmente se a prova for num lugar quente;

Alimente-se com frutas, verduras e legumes e prefira alimentos ricos em carboidratos (massas, batata, arroz);

Evite alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas;

Durma cedo: é importante estar descansado no dia da corrida.

Exercícios intensos deverão ser feitos até no máximo 72 horas antes da competição;

corrida

Dicas relevantes para o dia da prova

Inicie os alongamentos 30 minutos antes da prova. O alongamento ajuda a garantir maior mobilidade aos movimentos e diminui o risco de lesões musculares;

Faça exercícios de aquecimento por pelo menos 15 minutos. Exercícios educativos combinados com trote são uma ótima pedida;

Hidrate-se adequadamente antes, durante e após a prova. Tente pegar pelo menos um copo de água em cada posto, mas não vale só jogar no rosto, precisa beber um pouco;

Prefira alimentos leves, tipo frutas, torradas e sucos. Mas a regra principal é: evite comer o que não está acostumado, a surpresa pode não ser muito agradável;

Use tênis apropriado (de preferência não novinho em folha) e roupas de tecidos leves. Os tênistênis com algum uso costumam ser mais confortáveis para as provas;

Proteja a pele com protetor solar;

Não se esqueça dos óculos escuros e do boné se o sol estiver forte;

Para as mulheres que estiverem “naqueles dias”, use um absorvente interno combinado com um absorvente comum e dê preferência a uma bermudinha de tecido mais justo, tipo supplex, por baixo do short de corrida. Você vai se sentir mais segura.

Se for fazer uso de algum suplemento, tipo sachê de carboidrato, tenha certeza de que já treinou com ele. E evite tomá-lo com bebida isotônica. A resposta do organismo pode ser uma diarréia osmótica, que não espera hora nem lugar para acontecer. O sachê de carboidrato dever sempre ser ingerido com água!

Siga essas dicas e faça uma ótima prova.

Divirta-se bastante!

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