Conheça os diversos tipos de LONGÃO

O treino de longão é muito importante para quem deseja correr Meia Maratona, Maratonas ou Ultras …

Num programa de treinamento organizado, podemos ter vários tipos de TREINOS LONGOS, tais comos :


LONGO CONTÍNUO … É o mais comum entre eles. Deve se correr de forma contínua a distância planejada, num ritmo confortável para que se possa finalizar o treino sem grandes desgates. A carga em si é colocada no volume do treino, ou seja … a distância.

LONGO COM FORÇA … é um longo contínuo colocando no percurso subidas que visam refletir situações parecidas com o que o aluno irá encontrar em sua prova alvo. Existe quebra de ritmo nesse longo em virtude do percurso, mas é uma ótima referência de resposta do corredor frente a essas situações.

LONGO COM RITMO … é um longo contínuo com uma parte do treino mais forte, onde se coloca em uma parte do treino o ritmo que se pretende correr a prova na qual está se treinando.

LONGO PROGRESSIVO … divide-se o treino longo em distâncias menores, colocando metas de correr cada vez mais forte essas distâncias. Geralmente dividimos o longo em 03 partes iguais … como por exemplo um longo de 24 km … ( sendo 8 km confortável + 8 km moderado + 8 km forte ) …

LONGO INTERVALADO … é um longo com variações de intensidade oscilando, ou seja, intensidade fraca x intensidade moderada. Imagina como exemplo um longo de 20 km, sendo 3 km ( fraco ) x 2 km ( moderado ) … total de 04 séries …

LONGO FRACIONADO …é o longo dividido para poder se competar a distância grade do mesmo. Podemos dividir o longo em dois períodos ou mesmo em dois dias diferentes … Exemplo de 30 km, sendo 20 km ( manha ) + 10 km ( noite ) ou 20 km ( sábado ) + 10 km ( domingo ). Utilizamos esse longo para sustentar um bom volume, sem gerar grande desgaste no aluno.

Fonte : texto escrito pelo Técnico Luiz Fernando Bernardi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.