Cinco hábitos que você deve abandonar em 2015

Sobrepeso eleva os riscos de problemas Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que, em 2015, cerca de 2,3 bilhões de pessoas estarão com sobrepeso e mais de 700 milhões serão obesos.

O excesso de peso acarreta uma série de riscos associados como como hipertensão arterial e colesterol alterado e no Brasil, o problema atinge 40% da população.

Para não fazer parte deste índice, além de manter hábitos saudáveis como alimentar-se bem e praticar atividades físicas de forma regular, é essencial estar atento às quantidades e composição dos alimentos.

Muitas vezes isso significa também abandonar alguns costumes.

Veja abaixo quais deles a nutricionista Renata Queirós sugere que sejam cortados de sua rotina para a qualidade de vida:

1. Fast food e os alimentos gordurosos:

Com a correria do dia a dia é comum ver as pessoas comendo na rua, em lanchonetes, que servem lanches rápidos conhecidos como “fast food”.

Geralmente os ingredientes e acompanhamentos dos lanches deste tipo de alimentação são muito calóricos, ricos em gorduras e colesterol, conservantes e sódio, que se consumidos em excesso podem levar à obesidade.

Dessa forma você fica mais suscetível a ter doenças do coração.

Esse hábito deve ocorrer de forma esporádica, não deve virar uma rotina.

2. Sedentarismo:

A correria do dia-a-dia, ou até mesmo a falta de hábito faz com que algumas pessoas abandonem atividade física, algo que pode ser resolvido ou minimizado quando se coloca uma meta a alcançar. “Do mesmo jeito que você arranja tempo para outras coisas, é importante também arranjar um tempo para atividade física. Tente pelo menos praticar algum exercício três vezes na semana”, indica Renata.

A atividade física traz benefícios para os níveis de colesterol e triglicérides, melhora a disposição, o sono, alivia o estresse e ainda ajuda a manter o peso.

3. Frituras:

Batata frita, pastel, bolinho de queijo, croquete, entre outros são alimentos ricos em gorduras trans, que em excesso, diminuem o colesterol bom (HDL) e aumentam o colesterol ruim (LDL), podendo provocar o entupimento de artérias e causar infarto e outros problemas de saúde.

4. Alimentos industrializados:

Para a qualidade das refeições é essencial dar preferência aos alimentos naturais e preparados em casa.

Às vezes, com a rotina agitada é comum as pessoas chegarem em casa tarde, após um dia cansativo de trabalho e comer aquilo que tiver mais fácil como pizzas, alimentos congelados, etc. “Abandone esse hábito e comece a preparar uma boa salada com bastantes legumes, verduras e para acompanhar, prefira uma carne magra (vermelha ou branca) de preferência grelhada, assada ou cozida”, sugere a especialista. Então, que tal uma salada com omelete? Use a imaginação e elabore pratos saudáveis que também não vão demandar muito o seu tempo. Experimente.

5. Refrigerantes:

Além de ricos em açúcares e conservantes, os refrigerantes causam a perda de nutrientes e minerais importantes, como o cálcio.

Por copo, o refrigerante possui em média 9 colheres de chá de açúcar, quantidade alta que também pode causar cáries e diabetes. “O consumo desta bebida não traz nenhum benefício para a saúde, mesmo as versões zero ou diet, pois utilizam adoçantes artificiais”, alerta a nutricionista, que complementa: “o consumo regular do refrigerante diet pode diminuir a função renal, aumentar a vontade de comer doce (favorecendo a obesidade), além de alterar a formação óssea e dos dentes.

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