Canelite

Popularmente chamada de canelite, a síndrome de estresse do medial tibial costuma ser um tormento para muitos corredores iniciantes – e, em alguns casos, também para os mais experientes.

Processo inflamatório que ocorre na membrana que envolve o osso da canela – a tíbia, a lesão pode ter relação com vários fatores: excesso de atividade, corrida em superfícies duras (asfalto, por exemplo), uso de calçados com sistema de amortecimento inadequado, entre outros problemas ligados a impacto.

Tratamento

A canelite tem que ser olhada com um cuidado especial, já que pode desenvolver problemas mais sérios.

Além do habitual incômodo na região logo acima ao tornozelo durante a prática da atividade física, a canelite pode causar uma fratura por stress num estágio mais avançado.

O tratamento é com anti-inflamatório, medicamentos para alívio da dor, fisioterapia, alongamentos ou, caso persista, a parada e uma reorientação dos treinos.

Existe uma melhora do sintoma com essas medidas.

Curado, em seguida, vale levantar os fatores que causaram o problema, para que ele não retorne.

- cargas de treino

- tênis inapropriado

- falta de alongamentos

Tempo de recuperação

O tempo de recuperação pode divergir de um especialista para outro, além de depender de como o organismo de cada corredor vai reagir.

No entanto, a média da recuperação desse tipo de lesão é de cerca de três semanas, enquanto a fratura por stress pode levar até mais de um mês e meio e, em casos mais extremos, necessitar do tratamento cirúrgico.

CARACTERÍSTICAS DA CANELITE

Causa: Excesso de atividade
Tratamento: Alongamentos
Nos treinos: Corridas mais curtas e uma nova planilha

Causa: Treinos em superfícies duras
Tratamento: Fisioterapia
Nos treinos: Passar gelo na tíbia após a atividade

Causa: Calçados com sistema de amortecimento inadequado
Tratamento: Uso de medicamentos e antiinflamatórios
Nos treinos: Mudança de superfície (treinar na terra ou na grama, por exemplo)

Causa: Problemas ligados a impacto em geral
Tratamento: Suspensão de treinos em alguns casos
Nos treinos: Uso de tênis específico para o tipo de pisada (neutra, supinada ou pronada)

Retorno

A volta aos treinos no caso de parada também requer uma atenção.

Em alguns casos, a dor volta junto com a corrida, e o atleta tem que estar atento.

Dicas como o uso de palmilhas ortopédicas e a procura por um tênis específico para o seu tipo de pisada (neutra, supinada ou pronada) costumam ser boas saídas.

Além do mais, a planilha deve sofrer alguma mudanças priorizando-se atividades mais leves.

-Como exemplo, ênfase em um bom aquecimento, um trote leve e, em seguida, alongamentos na volta aos treinos.

Também é importante tentar mudar o terreno e o local da corrida.

Se está numa superfície dura, é bom ir para um lugar mais macio, como gramado, terreno de terra batida e areia. A

Além disso, não deve persistir com a dor.

O legal é fazer uma varredura com gelo na tíbia quando chegar em casa para tirar o incômodo.

Alongamento também é bastante útil.

Se a dor persistir, é necessário procurar um tratamento ...

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