Benefícios da Corrida

Esporte cada vez mais praticado nos parques, praias, vias, calçadas, academias e ambientes públicos, a corrida vem caindo nas graças de quem busca uma atividade física regular.

É um dos exercícios mais recomendados para o bem estar físico e mental.

Além de ser considerada uma atividade completa que envolve praticamente todos os músculos do corpo, é aliada na queima de gorduras e no aumento da massa muscular.

A modalidade reúne simpatizantes em vários cantos do país e é praticada, segundo uma pesquisa recente, por 5% dos 190 milhões de brasileiros, o que representa mais de 9,5 milhões de pessoas.

Mas você sabe os benefícios que a corrida traz?

• Circulação: O sangue circula mais pelo corpo, aumentando a entrada de oxigênio nos tecidos e aperfeiçoa a função dos órgãos.

• Rins: O aumento da circulação melhora a função do rim que filtra o sangue e reduz o número de substâncias tóxicas que circula pelo corpo.

• Sono: O organismo aproveita melhor as horas de sono. É nesse momento que o corpo relaxa e absorve os ganhos fisiológicos do exercício.

• Peso: Uma pessoa de 80 kg queima cerca de 550 colorias a cada hora de corrida.

• Glicemia: As taxas de glicose caem, e as células se tornam mais sensíveis à insulina o que reduz os níveis de açúcar no sangue.

• Ossos: A corrida estimula a formação de massa óssea ajudando a prevenir lesões como a osteoporose.

• Pressão: A corrida promove maior elasticidade dos vasos sanguíneos, o que ajuda a manter a pressão corporal baixa.

• Pulmões: Corredor tem menos riscos de contrair infecção respiratória, já que, com a corrida, a função do pulmão é maximizada – principalmente na porção superior.

• Colesterol: Os níveis de LDL (colesterol “ruim”) diminuem e o HDL (Colesterol “bom”) é estabilizado em bons níveis.

• Estresse: O hormônio cortisol, é liberado quando a pessoa está estressada, é eliminado durante a corrida, diminuindo a carga de estresse.

• Coração: A corrida ajuda a fortalecer e melhorar a eficiência. Gradativamente o atleta tem capacidade para bombear mais sangue com menos batimentos cardíacos.

Falta o que para começar a correr ?

Entretanto, se você ainda não iniciou um programa regular de corrida, o primeiro passo é a realização de uma avaliação médica, para saber como está a sua saúde.

Depois procure um profissional de educação física que tenha experiência nesta aérea, para iniciar seus treinos.

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