Administração do Tempo

Estudos comprovam que as pessoas que sabem administrar o seu tempo ganham qualidade de vida.

O planejamento das atividades diárias pode fazer toda diferença na vida das pessoas.

O ditado “Tempo é Dinheiro”já está, comprovadamente, sendo substituído por “Tempo é Vida”.

Muitos profissionais que dedicavam excessivas horas com o trabalho, acabaram pagando um preço alto com doenças , afastamento da família e amigos, falta de ânimo para lazer entre outras coisas, constataram que a produtividade e a qualidade de vida aumentaram com a determinação de melhor administrarem suas horas de trabalho.

Outro fator fundamental é a pessoa descobrir o valor e a importância do seu tempo.

"O tempo é mais precioso e essencial do que o dinheiro" porque sabe-se que é impossível uma pessoa pegar emprestado o tempo de outra, enquanto que dinheiro pode-se conseguir com certa facilidade.

Os segredos para uma boa administração de tempo são: ter disciplina e uma ferramenta que auxilie na organização das tarefas diárias usando-as regularmente.

Cada pessoa pode escolher o método que mais se identifique: uma agenda e o outlook são alguns exemplos. Porém, cada uma deverá usar o método que mais se identifique .

Alguns especialistas nos alertam para ferramentas que, se mal utilizadas podem tornar-se vilões na nossa organização diária:

- email - dica: escolher os momentos do dia para abrí-los .

- MSN, Facebook - dica: se particular, deixar para os momentos de lazer.

- telefones e celulares - dica: se possível, delegue o atendimento ou desligue quando estiver em uma tarefa que exija concentração.

- reuniões - dica: devem ser curtas, objetivas e bem planejadas.

- cafézinhos -dica: evitar durante o expediente. Tome em momentos que estiver com tempo livre ou precisando de pausa.

- interrupções e visitas inesperadas - dica: avalie a importância e saiba dizer não, se necessário.

Crhistian Barbosa, no livro A Tríade do Tempo, nos diz que as tecnologias surgiram para nos poupar tempo, porém, aumentaram a velocidade com que as tarefas e os compromissos chegam a nós.

Ainda no livro, A Tríade do Tempo, ele nos ensina que para termos uma vida saudável deveríamos equilibrar o que ele chama de Tríade que são nossas atividades diárias e classificá-las em:

Importantes- metas pessoais e profissionais, projetos, família, atividade física.

Urgentes-algo que tem que ser feito com rapidez, que exige atenção instantânea.

Circunstancial- coisas que outras pessoas solicitam que se sejam feitas. Imprevistos.

Para ter uma vida equilibrada deveríamos, percentualmente, gastar em tempo:

70% com tarefas IMPORTANTES

20% com tarefas URGENTES

10% com tarefas CIRCUNSTANCIAIS

Sete dicas de administração do tempo do especialista em produtividade Christian Barbosa:

1. Planeje a semana.

2. Verifique e responda emails em horários específicos.

3. Defina objetivos.

4. Compartilhe responsabilidade.

5. Organize seu ambiente.

6. Saiba dizer não.

7. Reserve tempo para você.

Dados de pesquisa:

-O brasileiro dedica, apenas, 30% do seu tempo para atividades importantes na sua vida.

- Mulheres têm maior foco entre as urgências e as atividades importantes.

-75% das mães vão as reuniões escolares e, apenas, 6% de pais.

-91% das mães levam os filhos ao médico contra 4% de pais.

-Homens têm maior volume de atividades circunstanciais do que as mulheres.

-Na Espanha, já existe certificação para "empresas familiarmente responsáveis" (que ajudam a mulher a conciliar vida pessoal,familiar e trabalho).

Administrar o tempo traz ótimos benefícios para a vida das pessoas de todas as idades e atividades.

Quem administra seu tempo ganha a tranquilidade do dever cumprido e, consequentemente, tempo para viver bem e ser feliz.

Fontes: FGV, Você S/A, livro a Tríade do Tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.