A importância das fibras

As fibras são essenciais para o bom funcionamento do organismo, em especial, do intestino.

As fibras são compostos de origem vegetal encontradas nas hortaliças, nos legumes, nas frutas, grãos e nos alimentos integrais.

fibras1

Elas podem ser classificadas como solúveis e insolúveis.

Aprenda mais sobre elas:

• Fibras Solúveis: tem o poder de reduzir a absorção do colesterol e da glicose, de melhorar a sensibilidade à insulina e de aumentar a sensação de saciedade. Elas se ligam à água e formam uma espécie de gel no intestino, melhorando o seu funcionamento. Boas fontes: alcachofra, aveia, laranja, leguminosas, maçã, pera, mamão, morango, goiaba, uva, mexerica, ameixa, abacaxi e frutas secas.

• Fibras Insolúveis: elas aumentam o volume das fezes, facilitando sua eliminação, regeneram a mucosa intestinal, controlam o pH do intestino, reduzindo o risco de câncer e também promovem a sensação de saciedade. Estão presentes na linhaça, nos farelos, na cevada, nos grãos, nos cereais, nas folhas em geral, na casca das frutas, no nabo, no brócolis e no pimentão.

Faz bem saber!

A recomendação de ingestão de fibras é de 25 a 30 gramas/dia, mas não esqueça: as fibras só desempenham suas funções, com o auxílio da água, portanto é indispensável que a ingestão de líquidos fique em torno de 1,5 – 2 litros por dia, para evitar prisão de ventre e gases.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.