15 dicas para acelerar o Metabolismo

Se você quer emagrecer com mais eficiência, principalmente, para o verão, fique atento em cada passo da sua rotina e da sua alimentação, pois além de uma boa dieta e exercícios físicos, o funcionamento do organismo é mais do que necessário nesse processo.

O metabolismo é responsável por transformar as calorias em energia de forma determinada geneticamente.

Porém, é possível aumentar esse gasto trocando a gordura por massa muscular, e, quanto mais músculos, mais rápido é o gasto calórico.

Veja uma lista com 15 dicas infalíveis que vão ajudar a acelerar seu metabolismo:

1) Beber água

A ingestão contínua de líquidos mantém o metabolismo em constante movimento e contribui para o bom funcionamento do intestino.

A falta de água diminui o metabolismo e prejudica diversos fatores metabólicos. Não espere a sede, beba água!

2) Usar os alimentos termogênicos com moderação

Alguns alimentos ajudam a acelerar o metabolismo, melhorando vascularização e dando disposição.

São eles: chá verde, pimenta, canela, café e banchá.

Mas cuidado, consumir estes alimentos em excesso pode prejudicar o sono, que não é interessante.

3) Dormir melhor / higiene do sono

Uma noite mal dormida deixa seu metabolismo mais lento, além de dificultar o processo de emagrecimento.

Aposte em alimentos ricos em triptofano que ajudam a melhorar a qualidade do sono.

Alguns deles são: peixes, aveia, amêndoas, queijos magros, leite e iogurtes desnatados, sementes de girassol e ovos orgânicos.

4) Aposte em alimentos fibrosos

As verduras e legumes, tais como vagem, abobrinha, brócolis e rúcula, são alimentos de baixa caloria e tem poder de aumentar o efeito térmico dos alimentos e otimizar a digestão.

Além da saciedade, eles auxiliam o aceleramento do metabolismo.

5) Tenha um hobbie

Saia da rotina e faça atividades que goste bastante. É uma ótima maneira de escapar dos pensamentos ruins e manter a motivação.

6) Faça exercícios diários

Pratique atividades físicas, elas são fundamentais para promover condicionamento, aumentar a longevidade e diminuir o estresse.

Para se tornar rotina, procure alguma atividade que se identifique e lembre-se o importante é manter frequência.

Para o grupo dos sedentários um bom começo é trocar elevadores por escadas, deixar a preguiça de lado ir caminhando em lugares próximos.

7) Fracionamento

Distribua melhor as refeições ao longo do dia.

Tente se alimentar a cada três horas para evitar redução do metabolismo e sobrecarga em determinadas refeições, principalmente, à noite.

8) Evite refrigerantes!

O consumo de refrigerantes normais está relacionado ao desenvolvimento do diabetes e obesidade e os diet, light e zero causa piora do funcionamento dos rins e são riquíssimos em fatores antinutricionais que deixam o metabolismo lento.

9) Consuma frutas

A dica é comê-las junto aos lanches intermediários ou como entrada no almoço ou jantar.

Com isso você estimula mais a mastigação e acaba comendo menos quando chegar na parte quente!

As frutas são riquíssimas em antioxidante que otimiza o metabolismo.

10) Pare de fumar! Urgente!

Procure informação e ajuda para parar de fumar.

O cigarro é fator de risco para inúmeras doenças e sobrecarrega muito o aparelho pulmonar e o sistema circulatório, além de diminuir a percepção do paladar e prejudicar o bom funcionamento do metabolismo.

11) Doces

Evite comer com frequência.

Permita-se comer um doce de vez em quando, mas prefira os doces de frutas ou chocolate 70% cacau para garantir saudabilidade.

12) Inclua salada no seu dia a dia

Pessoas que iniciam sua refeição pela salada, comem 15% a menos do que se fosse direto ao prato principal.

Mas cuidado com molhos, alguns deles agredam óleos, creme de leite e muito sal.

No final das contas acabam sendo pesados e calóricos.

Opte por pimenta, limão, folhas de manjericão ou orégano, ajudam a realçar o sabor e facilitar a digestão.

13) Tome café da manhã

O café da manhã é uma das refeições mais importantes do nosso dia, pois é a primeira após 8 a 10 horas de jejum.

Além de trazer saúde, você terá mais disposição e concentração para fazer trabalhar, estudar e praticar atividade física.

14) Mastigue bem os alimentos.

A digestão começa pela boca.

Quando mastigamos pouco, a digestão fica incompleta e acabamos comendo mais.

Quando mastigamos bem os nutrientes ficam mais biodisponível e o corpo trabalha melhor.

15) Coma com prazer.

Descubra o prazer em alimentos mais saudáveis.

O Metabolismo acelera se consumimos alimentos saudáveis com frequência.

Para isso procure comer alimentos que lhe dão sabor e prazer e que contemple qualidade e variedade.

Fonte : revista Runners World

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